sexta-feira, 11 de março de 2011

Pedagogia de projetos com tecnologias.

Possivelmente a pedagogia de projetos terá uma contribuição relevante na inserção das TICs. Assim sendo , haverá um grande envolvimento dos alunos, em busca de respostas para concretizar os conhecimentos , bem como entender a importancia da atual forma de se aprender e de ensinar tanto do professor quanto do aluno. Com o auxilio da tecnologia, aumenta-se o leque de conhecimentos, porém não afasta a participação do professor que deverá ser sempre o mediador na construção da prática pedagogica e na aprendizagem de seus educando.


Meu País-Zezé Di Camargo e Luciano

Unidade 4: Currículo, projetos e tecnologia

Currículo desenvolvido na ação.

Ao ler a entrevista de Lucas, percebi que também tinha dificuldades, porém é necessário que com somos o facilitador da aprendizagem ,temos que enfrentar os desafios, para poder vencê-los, para que possa valer, surtindo um bom efeito a curto e longo prazo, pois, trabalhar com projetos é possivel também melhorar ensino/aprendizagem.

Conteúdo de aula digital


Meu País

Zezé Di Camargo e Luciano

Composição: Zezé di Camargo

Aqui não falta sol
Aqui não falta chuva
A terra faz brotar qualquer semente
Se a mão de Deus
Protege e molha o nosso chão
Por que será que tá faltando pão ?
Se a natureza nunca reclamou da gente
Do corte do machado, a foice, o fogo ardente

Se nessa terra tudo que se planta dá
Que é que há, meu país ?
O que é que há ?

Tem alguém levando lucro
Tem alguém colhendo o fruto
Sem saber o que é plantar
Tá faltando consciência
Tá sobrando paciência
Tá faltando alguém gritar

Feito um trem desgovernado
Quem trabalha tá ferrado
Nas mãos de quem só engana
Feito mal que não tem cura
Estão levando à loucura
O país que a gente ama

Feito mal que não tem cura
Estão levando à loucura
O Brasil que a gente ama

http://letras.terra.com.br/zeze-di-camargo-e-luciano/85344/

Relatos sobre a aula

Cursista: Josefa Oliveira Silva Santos

COMENTÁRIOS DA AULA:

Ao planejar minha aula usando a música foi muito interessante e gratificante, pois além de dinamizar a aula, proporcionou uma aula mais atrativa e motivadora. Com isso, percebi maior interesse e atenção por parte dos meus alunos, que não mediram esforços em participar efetivamente da aula.
Quando apliquei minha aula com recursos tecnológicos, despertei a curiosidade dos alunos, prendi sua atenção e o grau de satisfação aumentou. O conteúdo trabalhado envolveu as disciplinas de Língua Portuguesa, Ciências e história e outras.

A aprendizagem aconteceu com a participação de todos, organizei a classe em grupos, o que facilitou a inteiração por parte dos alunos.

Planejando uma atividade usando mídias


CURSO:TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO:ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC-100 H.

UNIDADE:III-PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E MÍDIAS DIGITAIS

CURSISTA: JOSEFA OLIVEIRA SILVA

ATIVIDADE:3.2

INTRODUÇÃO:ESCOLA MUNICIPAL CARVALHO NETO

TEMA:MEU PAÍS(MÚSICA ZEZÉ DE CAMARGO E LUCIANO)

DISCIPLINA ENVOLVIDA: Ciências, Português, Religião e Sociedade e Natureza.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

*Sensibilizar os alunos em relação às questões ambientais;

*Identificar os principais elementos naturais;

*Conhecer os gêneros textuais;

*Conhecer algumas conseqüências feita pela ação humana que prejudica a natureza.

PROCEDIMENTOS:

*Para essa atividade foi elaborada uma aula explicativa seguida de uma leitura oral sobre a música meu país(Zezé de Camargo e Luciano),onde serão discutidos os gêneros textuais que envolvem os elementos naturais e as conseqüências humanas que afetam a natureza.

Após a leitura os alunos irão se organizar para ouvir a música através do cd.

RECURSOS:

*PAPEL OFICIO

*CD

*MICRO SISTEM

*XEROX

AVALIAÇÃO

-O processo de avaliação será contínuo e diagnosticado e avaliado por parte professor, da evolução do conhecimento produzido pelos alunos com relação a aprendizagem dos recursos tecnológicos.

BIBLIOGRAFIA:

MÚSICA:MEU PAÍS (ZEZÉ DE CAMARGO E LUCIANO)

:Compartilhando descobertas em ambientes digitais.

A utilização dos diferentes recursos sempre serão tanto para aluno quanto para o professor uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem, depende apenas dos agentes do processo, pois de nada adianta o uso do computador se a comunicação entre eles não forem compartilhadas. Para que possa atingir sucesso nessa empreitada é necessário planejamento e reflexão por parte do professor sobre os componentes (objetivos, conteúdo, problema, método, recursos, avaliação) envolvidos no processo. Vale lembrar que estamos todos num grande sistema, ora ensinando, ora aprendendo.

Unidade 3: Prática pedagógica e mídias digitais

Projetos de trabalho e aprendizagem colaborativa

Ao ler a entrevista de Lucas, percebi que também tinha dificuldades, porém é necessário que com somos o facilitador da aprendizagem ,temos que enfrentar os desafios, para poder vencê-los, para que possa valer, surtindo um bom efeito a curto e longo prazo, pois, trabalhar com projetos é possivel também melhorar ensino/aprendizagem.

Blog: diário

Foi a criação deste blog( de aprendizagem) na rede, só que quando fia o curso de 40 horas eu criei e não precisei mais criar, apenas, aliment-lo.

A internet como espaço de autoria: Wikipédia, Wikidicionário, vivendo em comunidade.

Concordo com a colega Magnólia, quando refere-se as wikis dizendo que as mesmas podem ser utilizado para identificar um tipo específico de coleção de documentos em hipertexto. Em relação a internet ela abre espaço não só para publicarmos produções (textuais, vídeos, entre outras) mas também como uma importante ferramenta para consultarmos o que outras pessoas publicam. Já os direitos autorais é preciso respeitarmos e sempre citarmos algo criado por qualquer autor que tenhamos utilizado.

Conhecer e comentar as atividades dos colegas.

Olá Rosemeiri! Diante da sua conceituação sobre o que é hipertexto vejo que foi clara e direta, desta forma,percebemos a necessidade de estarmos na condição de professor interagindo com alunos e com os seus colegas.

O que é hipertexto.

Cursista: Josefa Oliveira Silva

O que é Hipertexto?

É o termo que refere-se a um texto em formato digital, ao qual se associa outros conjuntos de informação na forma empilhadas de textos com palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro o conceito de "Lexia" que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.

O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto